NOTÍCIA - Sancionada Lei que Regulamenta o Retorno de Gestantes ao Trabalho Presencial

Sancionada lei que regulamenta o retorno de gestantes vacinadas ao trabalho presencial
 

Na última semana foi sancionada com vetos a Lei n.º 14.311/22, que autoriza o retorno de gestantes, com esquema vacinal completo contra o coronavírus ao trabalho presencial, disciplinando com a alteração da Lei nº 14.151, de 12 de maio de 2021, o afastamento da empregada gestante, inclusive a doméstica, não imunizada contra o coronavírus SARS-Cov-2 das atividades de trabalho presencial quando a atividade laboral por ela exercida for incompatível com a sua realização em seu domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância, sem prejuízo de sua remuneração.
 
Neste caso, o empregador poderá, respeitadas as competências para o desempenho do trabalho e as condições pessoais da gestante para o seu exercício, alterar as funções por ela exercidas, assegurada a retomada da função anteriormente exercida, quando retornar ao trabalho presencial.
 
Ainda, a Lei prevê o retorno da empregada gestante à atividade presencial após o encerramento do estado de emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do coronavírus SARS-CoV-2, após a sua imunização completa pela vacinação segundo critério do Ministério da Saúde ou ainda, quando esta, exercendo a sua legítima opção individual pela não vacinação contra o coronavírus SARS-CoV-2 que lhe tiver sido disponibilizada, assine, de livre consentimento, termo de responsabilidade para exercício do trabalho presencial, comprometendo-se a cumprir todas as medidas preventivas adotadas pelo empregador.
 
Por fim, o Presidente da República, Jair Bolsonaro vetou o item que considerava como gravidez de risco na hipótese do trabalho ser incompatível com sua realização em domicílio por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma a distância e a concessão de benefício previdenciário destinado à situação de maternidade de forma diversa ao previsto para o auxílio-maternidade, mantendo-se portanto, o pagamento pelo empregador.


Bauru, 16 de março de 2022

Maria Angelica Lenotti e Flávio Barros Braga Juanes
Advogados na Leal & Leal Advogados


Endereço / Contatos
Av. Getúlio Vargas, 18-46 - conj. 813 - Edifício Getúlio Vargas
Jd. Europa - Bauru/SP
Telefone
(14) 3208-4542
WhatsApp
(14) 99108-0456
Email
administrativo@lla.adv.br
atendimento@lla.adv.br
© 2021 Leal & Leal Advogados. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.

Whats